Matemática e Arte - sólidos geométricos
Texto da professora Ana Paula Besten.
O trabalho que desenvolvi (professora Ana Paula Besten) foi a construção de sólidos geométricos realizado na turma do 5 ano B na escola mul. Dr. José Pinto Rosas. Este projeto teve como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino e uma boa oportunidade colocando em prática a interdisciplinaridade. Sendo assim iniciei o projeto associando matemática e arte, existindo uma estreita relação entre elas. Pois os pontos em comum são tantos que não foi possível pensar em arte na matemática como áreas totalmente distintas. Então iniciei a aula com a apresentação de alguns artistas e suas obras, enfatizando que os mesmos usavam a matemática como técnica para construir suas obras. E assim foi o desenrolar da aula que os alunos entenderam que matemática e arte se fundem, observando a obra de Wassily Kandinsky.
A partir da confecção dos sólidos geométricos ensinei a geometria espacial aos alunos para que pudessem descobrir as formas e representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Puderam observar isso nas embalagens que trouxeram para a confecção do cartaz usando na aula. Nesse projeto observei que os alunos compreenderam com maior facilidade o conteúdo estudado, quando utilizei o material concreto ( sólidos em acrílico, palitos, massa de modelar, ou também para ficar mais divertido usar bala de goma), que os ajudou a desenvolver ideias sobre as situações propostas. Ao manipular esse material a percepção espacial foi ampliada, haja visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos.
A partir da confecção dos sólidos geométricos ensinei a geometria espacial aos alunos para que pudessem descobrir as formas e representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Puderam observar isso nas embalagens que trouxeram para a confecção do cartaz usando na aula. Nesse projeto observei que os alunos compreenderam com maior facilidade o conteúdo estudado, quando utilizei o material concreto ( sólidos em acrílico, palitos, massa de modelar, ou também para ficar mais divertido usar bala de goma), que os ajudou a desenvolver ideias sobre as situações propostas. Ao manipular esse material a percepção espacial foi ampliada, haja visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos.
Comentários
Postar um comentário