Matemática e Arte - sólidos geométricos

 Texto da professora Ana Paula Besten.

O trabalho que desenvolvi (professora Ana Paula Besten) foi a construção de sólidos geométricos realizado na turma do 5 ano B na escola mul. Dr. José Pinto Rosas. Este projeto teve como objetivo principal uma alternativa metodológica de ensino e uma boa oportunidade colocando em prática a interdisciplinaridade. Sendo assim iniciei o projeto associando matemática e arte, existindo uma estreita relação entre elas. Pois os pontos em comum são tantos que não foi possível pensar em arte na matemática como áreas totalmente distintas. Então iniciei a aula com a apresentação de alguns artistas e suas obras, enfatizando que os mesmos usavam a matemática como técnica para construir suas obras. E assim foi o desenrolar da aula que os alunos entenderam que matemática e arte se fundem, observando a obra de Wassily Kandinsky.

A partir da confecção dos sólidos geométricos ensinei a geometria espacial aos alunos para que pudessem descobrir as formas e representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os saberes prévios dos alunos. Puderam observar isso nas embalagens que trouxeram para a confecção do cartaz usando na aula. Nesse projeto observei que os alunos compreenderam com maior facilidade o conteúdo estudado, quando utilizei o material concreto ( sólidos em acrílico, palitos, massa de modelar, ou também para ficar mais divertido usar bala de goma), que os ajudou a desenvolver ideias sobre as situações propostas. Ao manipular esse material a percepção espacial foi ampliada, haja visto que os mesmos estavam em contato direto com os objetos.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana com os pais

Aniversário de Ponta Grossa

Dia da Independência